Nobres: Requerimento para abertura de CPI surpreende governistas e deve impactar na relação entre poderes

  A cidade de Nobres foi surpreendida pela decisão tomada na noite de 30 de setembro de 2021, durante a reunião ordinária do Legislativo mun...

 


A cidade de Nobres foi surpreendida pela decisão tomada na noite de 30 de setembro de 2021, durante a reunião ordinária do Legislativo municipal, quando os vereadores acataram a sugestão requerida pelo munícipe, empresário Luiz Carlos Lehnen, de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

Sob alegada decisão de solicitar informações sobre gastos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o documento foi apresentado, lido e avalizado pela maioria absoluta dos parlamentares que terá um prazo para a formação da comissão investigativa, embasada no Regimento Interno da Casa.

Ao governo cabe algumas alternativas, sendo a solução negociada a que mais se aproxima de uma realidade menos dolorida e que pode evitar o afastamento do prefeito até que se chegue a um denominador comum.

O prefeito Leocir Hanel tem sido criticado pela sua postura administrativa, onde não aposta em pessoas e mantém um governo hermeticamente fechado a qualquer negociação com o Parlamento sobre algumas pastas. Além de que, só pensa em investimento em obras e mantém o congelamento de cargos comissionados, em que pese ter criado verba indenizatória apenas para o primeiro escalão.

Nos bastidores, os vereadores costumam dizer que o gestor não é lá muito de cumprir compromissos assumidos perante os parlamentares. O RGA da classe trabalhadora foi uma batalha para que o gestor assinasse pelos direitos adquiridos do funcionalismo, conforme os parlamentares.

Alguns vereadores já se apresentavam inconformados com a postura do chefe do Executivo em relação a demora para atender a mudança na Secretaria Municipal de Saúde. E quando foi concretizada, foi uma medida parcial e que não agradou aos parlamentares.

Um dos maiores problemas nessa relação com o atual colegiado de parlamentares tem como foco, admitem alguns vereadores, a parceria firmada com o DEM, principal partido para a conquista da reeleição, e que estaria relegado a planos secundários.

E ainda há um comportamento discricionário em relação ao vereador Telúzio Laurindo de quando ainda era funcionário municipal na gestão anterior. Este, supostamente, um dos casos mais graves e relacionado como um problema que não deve ser superado tão cedo.

O ponto culminante e porque não dizer vital para o Governo é a questão dos investimentos (gastos públicos) onde a Secretaria de Obras é o foco da questão e pode se tornar o olho de um furacão que se avizinha.

A alternativa que se apresenta mais viável pode ser a nomeação de interlocutor junto aos parlamentares para entabular uma linha de entendimento onde o prefeito Leocir Hanel terá que dar carta branca a esse agente para que ouça as reivindicações dos vereadores. Se propuserem mudanças, que assim seja feito através dessa interlocução. É ceder ou ter que sair. E sair por 120 ou 180 dias, que seja, é como um adeus prematuro em início de uma nova gestão de quatro anos.

O embate não interessa aos munícipes, nem aos parlamentares e muito menos ao prefeito, agora que a vaca está à beira do brejo.

 Como um bom “mascate”, é hora de vender o peixe que tem, antes que ele estrague. Desde que não se queira a Secretaria de Assistência Social para o DEM, é de se acreditar que ninguém fugirá ao diálogo.

O vereador Telúzio Laurindo está para o governo assim como uma alma penada está para o imaginário popular. Não foi para o cemitério prestar serviço, mas deve ser o tormento do governo, nas noites claras e naquelas em que a penumbra causa calafrios.

Se fosse só o vereador Telúzio Laurindo, até que o problema não seria tão grave assim. Mas há um caudal de pessoas insatisfeitas dentro do governo e com elementos substanciais para causar um abalo considerável na estrutura governista. O que está feito não tem como  mudar e no serviço público, vale o que está escrito e não aquilo que foi dito.

Nome

DESTAQUE,3,FATOS,11,Geral,21,IMAGENS,1,Parceiros,2,politica,31,POR LINHAS TORTAS,82,Publicidade,2,
ltr
item
NBS News: Nobres: Requerimento para abertura de CPI surpreende governistas e deve impactar na relação entre poderes
Nobres: Requerimento para abertura de CPI surpreende governistas e deve impactar na relação entre poderes
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEj10WuGw91ffG42J6QRsltE9C8WZsztdXdSlPvq0xfPQBtHFdkoUQQPF8LgNVvx5ot4zdYjPhorWC6E67GHcAgCXExcbNMVaq_bFI56g2Qvgrhj7_nRzn7Cm9Bmd9iv_7CKOEtjQtyRu5UVi9My0tAPzPJHIzrvTAVMHiBgWD6o9J_PJDaP9LU2LH0S=w433-h222
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEj10WuGw91ffG42J6QRsltE9C8WZsztdXdSlPvq0xfPQBtHFdkoUQQPF8LgNVvx5ot4zdYjPhorWC6E67GHcAgCXExcbNMVaq_bFI56g2Qvgrhj7_nRzn7Cm9Bmd9iv_7CKOEtjQtyRu5UVi9My0tAPzPJHIzrvTAVMHiBgWD6o9J_PJDaP9LU2LH0S=s72-w433-c-h222
NBS News
https://www.nbsnews.com.br/2021/10/nobres-requerimento-para-abertura-de.html
https://www.nbsnews.com.br/
https://www.nbsnews.com.br/
https://www.nbsnews.com.br/2021/10/nobres-requerimento-para-abertura-de.html
true
1481088898005013608
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy