Polícia Federal investigará as suspeitas de fraudes no Auxílio Emergencial

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) definiram uma "estratégia integrada de responsabilização por fraudes ao auxíl...




A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) definiram uma "estratégia integrada de responsabilização por fraudes ao auxílio-emergencial". O objetivo é investigar as suspeitas de fraudes que já provocaram bloqueios em milhares de CPF's e punir os fraudadores com penas que, segundo a PF, podem chegar a oito anos de reclusão.

De acordo com essa estratégia, a Caixa vai verificar as suspeitas de irregularidades e remeter os dados à Polícia Federal sempre que confirmar a ocorrência de um pagamento fraudulento no auxílio emergencial. Esses dados serão integrados à Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNFAE), que será criada pela PF para possibilitar a investigação da atuação de grupos criminosos no desvio de recursos do auxílio emergencial.



Casos individuais de fraudes, "nos quais não haja indicação de atuação organizada e sistêmica", também devem ser encaminhados à PF para investigação. Já as fraudes que envolvem servidores civis e militares serão investigadas no âmbito disciplinar dos órgãos responsáveis, mas também podem ser punidas pela PF ou pelo MPF.



"Na hipótese de a sindicância interna demonstrar que houve fraude sem envolvimento do servidor, as informações apuradas deverão ser enviadas à CEF para alimentação da Base Nacional da PF e investigação de atuação de organizações criminosas. Por outro lado, se a apuração interna apontar a participação do servidor na fraude, o órgão deverá comunicar o Ministério Público Federal para a adoção das providências cabíveis", informou a PF.



Em nota publicada neste dia 22/07, após o Ministério da Cidadania e a Caixa Econômica Federal confirmarem o bloqueio de 1,3 milhão de contas suspeitas de fraudar o auxílio emergencial, a corporação também informou que vai reforçar os filtros de triagem que hoje são usados pelo governo federal para identificar quem tem direito ao auxílio emergencial.

"A PF e o MPF terão acesso à ferramenta de triagem e ao produto da aplicação dos filtros, pelo Ministério da Cidadania, para adoção de medidas no âmbito penal, podendo sugerir novos critérios e cruzamentos de dados. Além disso, o MPF receberá informações sobre a BNFAE e as respectivas fraudes sistêmicas, para controle gerencial de casos e para adoção das medidas penais cabíveis", diz o comunicado.

A corporação ainda destaca que essas medidas penais podem envolver penas de até oito anos de reclusão. "Os eventuais fraudadores estarão sujeitos a penas de reclusão de um a cinco anos, acrescida de 1/3, no caso de estelionato qualificado, de dois a oito anos, no caso de furto qualificado e de três a oito anos, no caso de o crime ter sido praticado por organização criminosa", ressaltou a PF.



Presidente da Caixa, Pedro Guimarães confirmou nesta quarta-feira que irá até às últimas consequências na investigação e na punição dos fraudadores do auxílio. Segundo ele, hackers invadiram contas do Caixa Tem para desviar os R$ 600 de brasileiros de baixa renda que têm direito ao benefício.

Fonte da Notícia: Correio Braziliense

Nome

DESTAQUE,5,FATOS,8,Geral,18,IMAGENS,1,Parceiros,2,politica,28,POR LINHAS TORTAS,78,Publicidade,2,
ltr
item
NBS News: Polícia Federal investigará as suspeitas de fraudes no Auxílio Emergencial
Polícia Federal investigará as suspeitas de fraudes no Auxílio Emergencial
https://1.bp.blogspot.com/-waDYMH_00Is/XxmMjiDUjkI/AAAAAAAAAJ0/yFB5xOrEzGEakgyIG24pC3TMlZndknuGQCLcBGAsYHQ/s320/CEF.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-waDYMH_00Is/XxmMjiDUjkI/AAAAAAAAAJ0/yFB5xOrEzGEakgyIG24pC3TMlZndknuGQCLcBGAsYHQ/s72-c/CEF.jpg
NBS News
https://www.nbsnews.com.br/2020/07/policia-federal-investigara-as.html
https://www.nbsnews.com.br/
https://www.nbsnews.com.br/
https://www.nbsnews.com.br/2020/07/policia-federal-investigara-as.html
true
1481088898005013608
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy